Por g1 Centro-Oeste de Minas — Divinópolis
Cinco trabalhadores foram atendidos com sintomas de intoxicação após vazamento de monóxido de carbono em uma siderúrgica no Bairro Icaraí, em Divinópolis, na noite de domingo (18).
O Corpo de Bombeiros informou que o vazamento ocorreu no alto do forno da siderúrgica.
O socorro
O Corpo de Bombeiros informou que, às 21h16 de domingo, foi acionado através do 193 para socorrer vítimas de intoxicação.
Segundo o solicitante, houve um vazamento de gás no local e que já havia sido contido. No entanto, tinha cinco funcionários com sintomas de intoxicação.
Os bombeiros foram ao local e encontraram cinco pessoas queixando-se de vertigem, enjoos e dores de cabeça.
Ainda segundo os bombeiros, duas pessoas foram atendidas e levadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e as outras três recusaram condução para unidade hospitalar.
Equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também prestou apoio durante os atendimentos.
Como o monóxido de carbono age?
O monóxido de carbono é um gás incolor e inodoro que pode ser extremamente perigoso, especialmente em situações de incêndio.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), as moléculas de monóxido de carbono se ligam à hemoglobina (responsável pelo transporte de oxigênio dos nossos pulmões para todo o organismo) presente no sangue.
Isso dificulta a circulação e distribuição do oxigênio – essencial para vida humana – no corpo, o que pode levar à morte por asfixia.
O post Trabalhadores são socorridos após vazamento de monóxido de carbono em siderúrgica em Divinópolis/MG apareceu primeiro em Revista Proteção.